Brasil cria aliança das mulheres do café – IWCA Brasil

Um ano após assinar a Carta de Intenções com a International Women’s Coffee Alliance manifestando o interesse em criar o capítulo da organização no Brasil, a intenção concretizou-se. Mais de 60 mulheres das diferentes regiões produtoras do Brasil participaram do seminário realizado durante o 7th Espaço Café Brasil de 4 a 6 de outubro passado. O seminário só foi possível graças ao apoio do Sebrae que através do Espaço Café Brasil ofereceu espaço e facilitou a viagem de algumas mulheres.

O encontro culminou com a assinatura da Carta de Entendimento com a IWCA. Johanna Bot, vice-presidente da IWCA viajou de Houston, Estados Unidos, exclusivamente para oficializar a cerimônia. Foi um momento especial para as brasileiras que estavam ansiosas para participar desta organização global que defende o fortalecimento das mulhres em toda a cadeia do negócio café.

A diretoria da Aliança das Mulheres do Café – IWCA Brasil é formada por mulheres de diferentes regiões, sotaques, idades e dos diversos setores da cadeia do negócio café: produtoras, import/export, baristas, cooperativas e torrefadoras. A diretoria apenas representa centenas de mulheres uma vez que cada uma faz parte de associações e/cooperativas na sua região.

A parceria com o SEBRAE possibilitou a realização do seminário e permitiu que várias mulheres pudessem viajar à São Paulo para participarem do seminário cujo programa incluiu palestras sobre cooperativismo e gênero, assim como sustentabilidade na cafeicultura. As mulheres participaram de um cupping que formatado para mostrar como essa atividade acontece, acabou virando negócio uma vez que os cafés levados pelas participantes chamou a atenção de compradores.

O recém criado capítulo brasileiro da IWCA já está fazendo a diferença na vida de muitas famílias produtoras e jovens baristas e provadoras, todas ansiosas por compartilhar informações e experiências, criar uma rede de contatos e fazer suas vozes serem ouvidas e suas opiniões consideradas.

Josiane Cotrim Macieira

Presidente IWCA Brasil

close

Oi! 👋
Prazer te conhecer.

Inscreva-se para receber conteúdo incrível da IWCA em sua caixa de entrada, todos os meses.

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *