Visibilidade e voz: IWCA Brasil participa ativamente do Fórum Mundial de Produtores de Café

Texto por Helga Andrade, IWCA Brasil

Associadas da IWCA Brasil e diversos subcapítulos iniciaram a semana do Fórum Mundial de Produtores de Café prestigiando a história agronômica do café no Brasil: fomos recebidas pelo pesquisador Sérgio Parreiras Pereira em uma visita ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC), maior banco de germoplasma de café do mundo. A visita foi conduzida com a presença de Dona Inova, uma incrível mulher de 88 anos, que trabalhou durante 65 anos de sua vida no IAC, manipulando os primeiros experimentos realizados na cafeicultura brasileira.

O Fórum Mundial de Produtores de Café (Campinas, Brasil, 10-11 de junho de 2019) reuniu homens e mulheres em busca de soluções para os principais problemas enfrentados pelos produtores (as) de café nos últimos anos. Representantes de diversos países produtores da Ásia, África e Américas se dividiram em quatro grupos de trabalho, que abrdaram importantes temas para a cafeicultura: sustentabilidade econômica, mecanismos de mercado para protenção da renda, formulação de preços e promoção do consumo de café.

Um dos pontos ressaltados pelo palestrante principal do evento, Jeffrey Sachs, da Universidade de Columbia, foi a importância do cumprimento do 5º Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU, a equidade de gênero, como mecanismo para garantir um futuro sustentável para a cadeia produtiva do café. O evento contou também com a participação de mulheres de peso do setor como palestrantes: Vanusia Nogueira (BSCA), Ana Illy (Illy Cafe), Phyllis Johnson (BD Imports), Sarah Mason (Shift/ID Coffees), Annette Pensel (Global Coffee Platform) e Patrícia Carvalho (3corações). Patrícia apresentou o estudo de caso do Projeto Florada, concurso de qualidade exclusivo para mulheres produtoras desenvolvido pela 3corações e apoiado pela IWCA Brasil. O projeto recebeu o prêmio ODS 2019 da ONU.

A Diretoria da IWCA Brasil, juntamente com representantes das regiões Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Campos das Vertentes, Sul de Minas e São Paulo, contribuiu de forma ativa nos workshops para o desenvolvimento de estratégias para o futuro da cadeia do café. A palestrante do Fórum, Phyllis Johnson, reconhecer a importância da atuação da IWCA no Brasil, por meio do empoderamento de mulheres na cafeicultura: “Mulheres podem fazer coisas incríveis”, ela afirmou.

Confira algumas fotos

Esta é uma versão em português da reportagem originalmente publicada em: https://www.womenincoffee.org/blog/2019/7/15/iwca-brasil-world-coffee-producers-forum

Para mais informações sobre a IWCA e oportunidades de parceira: contato@iwcabrasil.com.br.

close

Oi! 👋
Prazer te conhecer.

Inscreva-se para receber conteúdo incrível da IWCA em sua caixa de entrada, todos os meses.

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *