I Encontro da IWCA no Brasil

Nos dias 4 a 6 de outubro de 2011, durante o Espaço Café Brasil, foi concretizado o I Encontro da Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA, em território brasileiro. A partir dos esforços de Josiane Cotrim Macieira, membro do Comitê Chapter Relations da IWCA, reuniram-se profissionais de toda a cadeia do café, as representantes Linda Smithers (ex-presidente da SCAA) e Mery Santos (atual Secretária da IWCA) e um extenso grupo de apoiadores de uma causa: o empoderamento feminino na cadeia do café.

O encontro contou com a presença de mulheres produtoras das regiões Norte do Paraná, São Paulo, Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado Mineiro, Espírito Santo e Bahia, que receberam custeio ou apoio do SEBRAE Nacional para seu deslocamento. Também estiveram no encontro membros da indústria, importação e exportação, Baristas, Degustadoras e inúmeras autoridades, representando importantes instituições como o Ministério da Agricultura (MAPA), A Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) e o SEBRAE. No total, foram mais de 70 mulheres café participantes.

Na ocasião, o grupo definiu as diretrizes para a missão da IWCA no Brasil, dividindo seus anseios quanto à participação feminina na cafeicultura. Linda Smithers e Mery Santos apresentaram a estrutura da IWCA internacional, permitindo que as mulheres brasileiras sanassem suas dúvidas e construíssem por si mesmas a proposta da Aliança no Brasil. Segundo Linda Smithers, foi admirável a mobilização alcançada para o evento com o apoio do SEBRAE, e a criação de um capítulo da IWCA no Brasil é de suma importância para a cafeicultura mundial. O capítulo brasileiro, desde o primeiro encontro, demonstrou que a consolidação da IWCA no país seria conquistada de forma sólida e rápida.

Foram diversas as atividades do Espaço Café que contaram com a temática IWCA e a participação massiva feminina. Cafés das principais regiões produtoras brasileiras foram apresentados às participantes do encontro, durante uma degustação orientada. Para muitas produtoras, foi a primeira experiência com a prova do café, o que significou um grande marco na vida dessas cafeicultoras. O evento também foi marcado por palestras proferidas por especialistas, como a engenheira agrônoma, filha de cafeicultores e ex- funcionária do CNA, Maria Carolina Bazilli.

close

Oi! 👋
Prazer te conhecer.

Inscreva-se para receber conteúdo incrível da IWCA em sua caixa de entrada, todos os meses.

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *